Ar-condicionado e trio elétrico


A linha Cargo Extrapesado oferece vidros, travas, espelhos elétricos e ar-condicionado de série, propiciando mais conforto, comodidade e segurança ao motorista.

Porta-objetos variados


Este novo Cargo Extrapesado oferece uma ampla gama de nichos e porta-objetos para o armazenamento de todo o tipo de material necessário. Espalhados em pontos estratégicos, aproveitam todo o espaço disponível da cabine e oferecem comodidade para os ocupantes. Eles são encontrados sobre o painel, no console central, na rede atrás dos bancos e até mesmo sob a cama do motorista, ampliados também pela presença do compartimento de bagagem localizado na área externa da cabine.

Novo volante


O Cargo 2842 inaugura a adoção do novo volante da linha. Com novo design, mais ergonômico, robusto e funcional, permite melhor empunhadura durante a condução e oferece ao motorista mais conforto e prazer ao dirigir, além de melhorar o diâmetro para a realização de manobras. Permite ao motorista ajustar sua inclinação e altura, graças ao sistema de ajuste pneumático, configurando-o de acordo com sua preferência.

Banco extra-conforto


O exclusivo banco extra-conforto do motorista, com suspensão pneumática, permite a regulagem do amortecedor e traz a tecla de alívio rápido de pressão, para facilitar a entrada e saída do caminhão. O alívio de pressão também possui memória: ao ser reativado, recoloca o banco na configuração anterior. Além disso, o banco traz outros comandos automáticos por teclas, como dois tipos de ajustes lombares. Por fim, inclui suspensão horizontal ou “isolator”, que absorve trancos da carreta na frenagem, além de quatro diferentes ajustes de amortecimento e um para regulagem de altura.

Computador de bordo


Ao centro do cluster (mostrador) encontra-se o visor digital em LCD do computador de bordo, com múltiplas funções que auxiliam o motorista na condução e no monitoramento do caminhão, como consumo instantâneo, consumo médio de combustível, quilometragem da distancia percorrida, horas de trabalho do motor, velocidade média da viagem, distancia para abastecimento, entre outros.

Quadro de instrumentos


No quadro de instrumentos as informações sobre o caminhão são dispostas de forma moderna e agradável, seja de dia ou à noite. A iluminação Ice Blue facilita a leitura durante os percursos noturnos, além de oferecer uma ambientação agradável ao motorista.

Painel de instrumentos


O painel de instrumentos permite que o motorista trabalhe em um ambiente prático e aconchegante, facilitando o acesso aos comandos do caminhão e evitando que ele desvie sua atenção na condução do veículo durante as viagens. Composto com fibra de sisal, material patenteado pela Ford, garante resistência e qualidade ao conjunto, além de atenuar ruídos e melhorar a acústica interna.

Sistema independente de suspensão da cabine


A cabine do Cargo 2842 é equipada com um sistema independente de suspensão, composta por quatro amortecedores que isolam oscilações da pista, proporcionando muito mais conforto durante a condução do caminhão.

Filtro de ar


O filtro de ar, localizado na área traseira superior da cabine, contribui com a preservação do conjunto motriz, graças à sua localização que reduz o acúmulo de poeira no sistema, aumentando os prazos para limpeza e troca do componente e, consequentemente, sua vida útil.

Degraus de acesso


Os degraus de acesso, juntamente com a alça de acesso localizada logo ao lado da porta, permitem ao motorista entrar e sair da cabine sem quaisquer dificuldades. Para a noite, os degraus contam com iluminação externa. A cobertura dos degraus evita o acúmulo de poeira e água, além de bloquear o acesso de terceiros após o fechamento das portas.

Design Kinetic


O Cargo 2842 segue o exclusivo Design Kinetic da Ford, que une funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica, transmitindo sensação de movimento mesmo com o veículo parado. Além disso, agrega um padrão internacional de modernidade e tecnologia para a operação do transportador, servindo como um importante “cartão de visitas” aos seus clientes.

Cabine


O amplo espaço interno deste Cargo Extrapesado é um dos melhores da categoria, tanto para o motorista como para o passageiro. O acabamento da cabine também propicia um ambiente agradável, feito com materiais que facilitam a limpeza e minimizam ruídos e trepidações, tornando as viagens mais agradáveis, garantindo maior conforto e eficiência do motorista.

Conforto


Quando a estrada é a sua segunda casa, o conforto ao dirigir vem em primeiro lugar. Descubra como o Cargo 2842 proporciona bem-estar para seus condutores.

Sistema de diagnósticos e proteção do motor


O Sistema de Diagnóstico do Motor controla as principais funções do motor do caminhão, exibindo no painel de instrumentos eventuais falhas que ocorram no sistema, permitindo ao motorista adotar as medidas necessárias ao seu reparo. Identifica em pouco tempo possíveis falhas, agilizando o prazo de reparo do caminhão.

Transmissão automatizada de série


A transmissão automatizada de série dispensa o uso de embreagem por parte do motorista, facilitando muito a condução do caminhão e reduzindo sensivelmente o cansaço do condutor do veículo. O sistema permite ao condutor escolher por dois modos de troca de marchas: automático ou manual, acessados facilmente através da alavanca de câmbio, localizada no painel de instrumentos.

Controle automático de tração (ASR)


Este sistema de alta tecnologia evita que as rodas patinem em pisos escorregadios, facilitando o arranque e aceleração do caminhão. Além de aumentar a segurança, o sistema promove menor desgaste dos pneus.

Controle eletrônico de estabilidade (ESP)


O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) é outro recurso inteligente deste Cargo Extrapesado. Com ele, o condutor do caminhão é ajudado por um sistema eletrônico que, ao identificar uma provável saída do curso original, aciona o sistema de freios individualmente nas rodas e reduz o torque do motor, conforme seja necessário.

Freio ABS com EBD


O freio ABS é um sistema eletrônico que impede o travamento das rodas, evitando assim a derrapagem do veículo. Combinado ao sistema EBD, que realiza o controle de distribuição da força de frenagem, é um importante acessório para a estabilização e segurança do caminhão.

Controle automático de velocidade


Outro importante recurso oferecido no Cargo 2842 que aumenta o conforto e a eficiência do motorista. Utilizado em percursos rodoviários em que a velocidade é sempre constante, além de aumentar o conforto durante a condução, auxilia no consumo de combustível, pois dispensa o uso do pedal do acelerador por parte do motorista, mantendo uma faixa de torque e potência constantes e, consequentemente, um consumo de combustível mais estável.

Sistema PATS (Sistema Passivo de Segurança Antifurto)


O sistema PATS antifurto é um sistema global da Ford que impede a partida sem o uso da chave original. A chave é dotada de código eletrônico, permitindo que o motorista faça o bloqueio do caminhão por meio de um código numérico. Pela chave também se pode travar ou destravar as portas do caminhão remotamente.

Segurança & Tecnologia


O novo Cargo 2842 é um caminhão inteligente, desenvolvido com itens de tecnologia para manter os ocupantes, carga e caminhão protegidos. Veja porque escolher um caminhão desses é uma escolha segura.

Dois tanques de combustível


O Cargo 2842 impressiona pela autonomia. Oferece como item de série dois tanques com capacidade para 325 litros de combustível cada, totalizando 650 litros de combustível, permitindo que o caminhão rode muito tempo sem precisar abastecer.

Suspensor pneumático do 3º eixo


No Cargo 2842, o suspensor pneumático do terceiro eixo evita o desgaste desnecessário dos pneus quando o caminhão trafegar sem carga. Também pode ser utilizado como transferidor de carga para o eixo de tração do caminhão, em situações de entrada em rampas ou passagem em depressões acentuadas, aumentando a aderência de tração e evitando o patinamento das rodas.

Bloqueio do diferencial


Outro importante recurso oferecido no Cargo 2842 é o bloqueio do diferencial, utilizado em situações de baixa aderência, que iguala a distribuição da tração entre as rodas, facilitando a saída da carreta em velocidades inferiores a 40 km/h, mesmo com o veículo em movimento.

Eixo traseiro


Este Cargo Extrapesado conta com o Eixo Traseiro Meritor MS 18X, cuja caixa do diferencial é fixada a laser, o que aumenta a capacidade de carga trativa. Robusto e de alta eficiência, o Eixo Traseiro complementa os benefícios gerados pelo funcionamento do motor e transmissão.

Novo motor FPT


O Cargo 2842 conta com o novo motor FPT 10.3 L, de 6 cilindros em linha e com 420 cavalos. É um dos mais potentes da categoria e ofereceexcelente desempenho a um baixo consumo de combustível, graças à sua moderna construção.

Performance & Robustez


No Cargo 2842, agilidade, robustez e economia de combustível caminham juntos. Descubra por que este Extrapesado da Ford tem tudo o que você esperava e mais um pouco.

MOTOR


Sistema de injeção

Injeção eletrônica


Relação de compressão

16,5 : 1


Cilindrada total

10.300 cm³


Torque máximo

194 kgfm (1.900 Nm) / 1.000 - 1.500 rpm


Potência máxima

420 cv (309 kW) a 2.100 rpm


Tipo

Diesel - 6 cilindros em linha


Marca / Modelo

FPT 10.3L


Cargo 2842


TRANSMISSÃO


Relação de transmissão

1ª-15,86:12ª-12,33:1 3ª-9,57:1 4ª-7,44:1 5ª-5,87:1 6ª-4,57:1 7ª-3,47:1 8ª-2,70:1 9ª-2,10:1 10ª-1,63:1 11ª-1,29:1 12ª-1,00:1 1ªré-14,68:1 2ªré-11,41:1


Marchas

12 (doze) marchas à frente e 2 (duas) à ré


Acionamento

Automatizado


Modelo

12AS1930TD


Marca

ZF


Cargo 2842


EMBREAGEM


Tipo

Disco simples orgânico a seco, com platô acionado por mola diafragma


Diâmetro

430 mm


Acionamento

Hidráulico servo assistido


Marca

Sachs


Cargo 2842


EIXO TRASEIRO MOTRIZ


Redução (simples velocidade)

3,08:1 / 3,40:1


Modelo

MS 18X


Marca

Meritor


Cargo 2842


SUSPENSÃO DIANTEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas parabólicas, com barra estabilizadora


Tipo

Eixo - Rígido em aço forjado


Cargo 2842


SUSPENSÃO TRASEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas parabólicas (principal e auxiliar)


Tipo

Eixo - Rígido em aço estampado


Cargo 2842


SISTEMA ELÉTRICO


Bateria

2 bateria / 12 V / 2.200 CCA / 150 AH


Alternador

28.8V / 90 A


Sistema

24 V


Cargo 2842


RODAS E PNEUS


Pneus (radiais sem câmara)

295 / 80R22,5


Medidas

22,5" x 8,25"


Rodas

Aço estampado


Cargo 2842


FREIOS


Freio motor

Turbo Brake (cabeçote)


De estacionamento

À ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras


De serviço

À ar, tipo "S" Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor, sistema anti-bloqueio (ABS) com controle automático de tração (ASR)


Cargo 2842


DIREÇÃO


Tipo

Hidráulica, com esferas recirculantes


Marca / Modelo

ZF 8098


Cargo 2842


DESEMPENHO DO VEÍCULO (CÁLCULO TEÓRICO)


Partida em rampa(Com PBTC)

35%


Partida em rampa (%) (Com PBT)

30%


Capacidade máxima de subida(Com PBTC)

38%


Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT)

34%


Velocidade máxima em PBT/PBTC

128 km/h / 119 km/h


Relação de redução do eixo traseiro

3,08:1 / 3,40:1


Cargo 2842


PESOS EM ORDEM DE MARCHA


Total

8.913 kg


Eixo traseiro

3.683 kg


Eixo dianteiro

5.230 kg


Cargo 2842


PESOS - LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO


Capacidade máxima de tração (CMT)

56.000 kg


Carga Líquida (Peso sobre a 5º roda)

14.087 kg (legal) / 19.487 kg (técnico)


Peso Bruto Total (PBT) - Homologado

23.000 kg


Total admissível

28.400 kg


Eixo traseiro

10.000 kg (legal) / 21.300 kg (técnico)


Eixo dianteiro

7.100 kg


Cargo 2842


VOLUMES DE ABASTECIMENTO


Óleo do motor com filtro

27.5 l


Reservatório de Arla 32

80 l


Tanque de combustível

325 l + 325l


Cargo 2842


DIMENSÕES


Bitola traseira

1.830 mm


Bitola dianteira

2.063 mm


Largura máxima

2.200 mm


Largura externa chassi

866 mm


Distância entre os eixos traseiros (2º ao 3º)

1.240 mm


Altura da 5ª roda ao solo

1.250 mm


Altura máxima da cabine basculada ao solo

4.178 mm


Altura aba superior longarina à cabine

2.240 mm


Altura aba superior longarina ao solo

1.006 mm


Distância do eixo traseiro trativo à 5ª roda

735-185 mm (ajustável)


Distância entre-eixos (1º ao 2º)

3.300 mm


Distância carroceria ao eixo dianteiro

805 mm


Comprimento total

6.877 mm


Balanço traseiro

859 mm


Balanço dianteiro

1.506 mm


Cargo 2842


LONGARINA


Material

LNE 50


Cargo 2842


Faça uma cotação