Diversos porta-objetos


O novo Cargo 816 oferece uma ampla gama de nichos e porta-objetos para o armazenamento de todo o tipo de material necessário. Espalhados em pontos estratégicos, aproveitam todo o espaço disponível da cabine e oferecem comodidade para os ocupantes.

Transmissão com comandos a cabo


O sistema de acionamento da transmissão através de cabos contribui para tornar os engates mais leves, suaves e precisos, garantindo uma operação mais silenciosa.

Isolamento termoacústico da cabine


O desenho da cabine e os materiais com que ela foi desenvolvida reduz ruídos provocados por possíveis trepidações e garante o conforto térmico da cabine.

Portas com novo acabamento interno


Com design renovado, o novo acabamento interno da porta é moderno, mantendo a clareza e funcionalidade de sempre. Uma prova de que a beleza está nos detalhes.

Novo painel de instrumentos


O painel de instrumentos utiliza iluminação do tipo Ice Blue, que além de facilitar leitura por parte do motorista tem aspecto agradável, mantendo-se acesa mesmo que as luzes do caminhão estejam desligadas.

Novo volante


O Cargo 816 adotou o novo volante da linha. Com novo design, mais ergonômico, robusto e funcional, permite melhor empunhadura durante a condução e oferece ao motorista mais conforto e prazer ao dirigir. Além disso, melhorou o diâmetro para a realização de manobras. Permite ao motorista ajustar sua inclinação e altura, graças ao sistema de ajuste pneumático, configurando-o de acordo com sua preferência.

Vidros elétricos de série


Conhecido como um item opcional no mercado, os vidros elétricos já vem de fábrica no Cargo 816 para motorista e passageiro. Proporcionam mais conforto e eficiência para o dia a dia de trabalho.

Banco com suspensão a ar


Seja na cidade, estrada ou campo, o banco com suspensão pneumática aumenta o conforto de quem conduz um Cargo 816.

Nova cabine com Design Kinetic


O novo Cargo 816 segue o exclusivo Design Kinetic da Ford, que une funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica, transmitindo sensação de movimento mesmo com o veículo parado. Além disso, agrega um padrão internacional de modernidade e tecnologia para a operação do transportador, servindo como um importante “cartão de visitas” aos seus clientes.

Conforto


Conforto é o item de série que todo motorista precisa. O novo Cargo 816 conta com uma cabine completamente nova, que além de seu design inovador, se destaca pelo conforto e visibilidade proporcionados ao motorista.

Ampla área de visibilidade


Graças à ótima área envidraçada, o Cargo 816 conta com uma cabine que oferece excelente visibilidade para manobras, o que não só facilita a condução do veículo como também aumenta sua segurança.

Tacógrafo com display digital e indicador de código de falhas)


Separado do velocímetro para facilitar sua visualização, o tacógrafo é moderno e conta com uma tela digital que indica data, hora, quilometragem e código de falhas. Ele mantém comunicação com os módulos do motor e do painel para obter informação única de velocidade, que garante maior qualidade do sinal.

Sistema PATS (Sistema Passivo de Segurança Antifurto)


O sistema PATS antifurto é um sistema global da Ford que impede a partida sem o uso da chave original. A chave é dotada de código eletrônico, permitindo que o motorista faça o bloqueio do caminhão por meio de um código numérico. Pela chave também se pode travar ou destravar as portas do caminhão remotamente.

Controle de tração (ASR)


Este sistema de alta tecnologia evita que as rodas patinem em pisos escorregadios, facilitando o arranque e aceleração do caminhão. Além de aumentar a segurança, o sistema promove menor desgaste dos pneus.

Freios ABS com EBD de série


Um importante item de segurança, que vem incluso de fábrica no Cargo 816. O freio ABS é um sistema eletrônico que impede o travamento das rodas, evitando assim a derrapagem do veículo. Combinado ao sistema EBD, que realiza o controle de distribuição da força de frenagem, é um importante acessório para a estabilização e segurança do caminhão.

Sistema de proteção ativa do motor


Um sistema de medição eletrônica que realiza a gestão do motor, assegurando uma operação segura e oferecendo melhor performance, otimização nos custos de manutenção e maior controle da frota por parte do operador.

Controle eletrônico de velocidade


Outro importante recurso oferecido no Cargo 816 que aumenta o conforto e a eficiência do motorista. Utilizado em percursos rodoviários em que a velocidade é sempre constante, além de aumentar o conforto durante a condução, auxilia no consumo de combustível, pois dispensa o uso do pedal do acelerador por parte do motorista, mantendo uma faixa de torque e potência constantes e, consequentemente, um consumo de combustível mais estável.

Sistema de diagnóstico de falhas


O computador de bordo no painel de instrumentos mostra o código de falhas do motor, sinalizando qualquer anomalia. O código de falhas permite um diagnóstico de alta precisão para que a solução seja encontrada de forma rápida.

Segurança & Tecnologia


Os itens de segurança do Cargo 816 utilizam tecnologia de última geração, o que garante a proteção do motorista, passageiros e da carga transportada.

Acelerador eletrônico


O acelerador eletrônico dispensa o tradicional cabo de aço do acelerador, que passa a ser comandado eletronicamente, o que resulta em mais precisão para quem dirige.

Tecnologia SCR


O SCR (Redução Catalítica Seletiva) é uma tecnologia para o pós-tratamento dos gases de exaustão, que melhora a performance do caminhão e aumenta a economia de combustível.

Motor


O Cargo 816 vem equipado com o novo
motor Cummins ISB 4.5, com 162
cv de potência e 550 Nm de torque, fazendo
dele o caminhão mais potente da
categoria. Com transmissão Eaton de cinco marchas, proporciona mais agilidade, melhor capacidade de subida em rampas e menor necessidade de troca de marchas. O resultado é maior eficiência e conforto ao dirigir para o motorista.



Econômico, o Cargo 816 oferece importante redução dos custos operacionais. Além disso, o novo motor traz diversos itens de gerenciamento eletrônico do veículo, que permitem melhor performance, otimização nos custos de manutenção e maior controle da frota por parte do operador.

Performance & Robustez


O Cargo 816 alia a força e robustez que são tradição da marca Ford com performance de alto desempenho, garantindo o vigor do caminhão para encarar o dia a dia.

MOTOR


Sistema de injeção

Injeção eletrônica - Common Rail


Relação de compressão

17.3:1


Curso do pistão

124 mm


Cilindrada total

4462 cm³


Potência máxima

162 cv (119 kW) a 2300 rpm


Tipo

Diesel - 04 cilindros em linha


Marca / Modelo

Cummins ISB4.5 160 P7-0


Torque máximo

56,1 kgfm (550 Nm) / 1.100 a 2.000 rpm


Diâmetro do pistão

107 mm


Cargo 816


TRANSMISSÃO


Relação de transmissão

1ª 5,78:1 2ª 2,73:1 3ª 1,63;1 4ª 1,00;1 5ª 0,77:1 ré 5,26;1 (não sinc.)


Marchas

05 (cinco) marchas à frente e 01 (uma) à ré


Acionamento

Manual Mecânica


Modelo

FSO-4505 C


Marca

Eaton


Cargo 816


EMBREAGEM


Tipo

Disco simples orgânico à seco, com platô acionado por mola diafragma


Acionamento

Hidráulico


Marca

Sachs


Cargo 816


EIXO TRASEIRO MOTRIZ


Redução (simples velocidade)

3,90:1


Modelo

480


Marca

Dana


Cargo 816


SUSPENSÃO DIANTEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas parabólicas


Tipo

Eixo rígido em aço forjado, com barra estabilizadora


Cargo 816


SUSPENSÃO TRASEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas semi-elípticas (principal) e parabólicas (auxiliar)


Tipo

Eixo rígido em aço estampado, com barra estabilizadora


Cargo 816


SISTEMA ELÉTRICO


Bateria

1 bateria / 12 V / 750 CCA / 100 AH


Alternador

14 V / 90 A


Sistema

12 V


Cargo 816


RODAS E PNEUS


Pneus (radiais sem câmara)

215 / 75R 17,5


Medidas

17,5" x 6,0"


Rodas

Aço estampado


Cargo 816


FREIOS


Área efetiva de frenagem

2.242,4 cm³


Freio motor

Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento, com acionamento eletropneumático


De estacionamento

A ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras


De serviço

A ar, tipo "S" Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor e ABS/ ASR/ EBD.


Cargo 816


DIREÇÃO


Tipo

Hidráulica, com esferas recirculantes


Marca / Modelo

ZF 8090


Cargo 816


DESEMPENHO DO VEÍCULO (CÁLCULO TEÓRICO)


Partida em rampa (%) (Com PBT)

29%


Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT)

38%


Velocidade máxima em PBT

108 km/h


Relação de redução do eixo traseiro

3,90:1


Cargo 816


PESOS EM ORDEM DE MARCHA


Total

3.140 kg / 3.170 kg / 3.190 kg


Eixo traseiro

1.000 kg / 1.005 Kg / 1.010 kg


Eixo dianteiro

2.140 kg / 2.165 kg / 2.180 kg


Cargo 816


PESOS - LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO


Capacidade máxima de tração (CMT)

11.000 kg


Carga útil + Carroceria

5.110 kg / 5.080 kg / 5.060 kg


Peso Bruto Total (PBT) - Homologado

8.250 kg


Eixo traseiro

5.250 kg


Eixo dianteiro

3.000 kg


Total admissível

8.250 kg


Cargo 816


VOLUMES DE ABASTECIMENTO


Óleo do motor com filtro

13,0 l


Reservatório de Arla 32

25,0 l


Tanque de combustível

150,0 l


Cargo 816


DIMENSÕES


Bitola dianteira

1880 mm


Diâmetro de giro

13,39 / 15,58 / 17,82


Bitola traseira

1670 mm


Largura máxima

2198 mm


Largura externa chassi

865 mm


Altura aba superior longarina à cabine basculada

2190 mm


Altura aba superior longarina à cabine

1780 mm


Altura aba superior longarina ao solo

750 mm


Plataforma de carga

4220 mm / 5090 mm / 5490 mm


Distância entre-eixos (1º ao 2º)

3300 mm / 3900 mm / 4300 mm


Distância carroceria ao eixo dianteiro

650 mm


Comprimento total

6140 mm / 7010 mm / 7410 mm


Balanço traseiro

1570 mm / 1840 mm / 1840 mm


Balanço dianteiro

1267 mm


Cargo 816


LONGARINA


Espessura da chapa

6,4 mm


Largura externa da aba

70,9 mm


Altura externa do perfil

186 mm


Material

-


Cargo 816


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