Facilidade de Acesso


Acesso e saída da cabine facilitados ao motorista e ocupantes, ideal para entregas fracionadas. Tudo isso e ainda estrutura de cabine e trem-de-força preparada para aplicações rurais e fora-de-estrada.

Menor Ruído


Um dos menores níveis de ruído e vibrações do segmento, a F-4000 4x4 ainda oferece a melhor posição ao dirigir com sua cabine similar a uma picape (conceito car-like).

Conforto


A nova F-4000 4x4 vem com ar-condicionado de série e novo painel de instrumentos, melhorando a leitura do motorista.

Sistema antifurtos PATS


Por fim, ainda conta com Sistema PATS, um sistema global de Ford que impede a partida do caminhão sem a chave original.

4X4


A F-4000 4x4 é o único caminhão com tração 4x4 nesse segmento de mercado, com opções high e low. Indicada para operações mais severas, é capaz de enfrentar áreas rurais e terrenos de difícil acesso. Uma exclusividade Ford Caminhões. Nenhum outro caminhão consegue atender as mesmas aplicações que a F-4000 4x4.

Sistema SCR


Além disso, tem Sistema SCR de pós-tramento, que reduz o nível de emissões e contribui para o melhor consumo de combustível e na vida útil dos componentes.

Segurança & Tecnologia


A F-4000 4x4 possui freios ABS com EBD de série, que evita o travamento das rodas com a distribuição eletrônica da frenagem entre as rodas.

Transmissão


A nova transmissão Eaton FSO 4505 é a mesma que equipa os caminhões Cargo 816 e 1119. Confeccionada com componentes de alta durabilidade, é ideal para aplicações mais severas, além de possibilitar troca de marchas mais facilitadas e manutenções simplificadas e de baixo custo.

Menor custo operacional


Além de menor consumo de combustível, a F-4000 4x4 se destaca pela estrutura compacta e leve, menor nível de ruídos e vibrações, maior durabilidade, menos emissões e está preparada para rodar com biodiesel B20.

Performance & Robustez


Ainda mais potente que a versão anterior, o motor da nova F-4000 4x4 tem melhor aproveitamento do torque em altas rotações.

MOTOR


Sistema de injeção

Injeção eletrônica - Common Rail


Relação de compressão

17.3:1


Curso do pistão

124 mm


Cilindrada total

4462 cm³


Potência máxima

162 cv (119 kW) a 2300 rpm


Tipo

Diesel - 04 cilindros em linha


Marca / Modelo

Cummins ISB4.5 160 P7-0


Torque máximo

56,1 kgfm (550 Nm) / 1.100 a 2.000 rpm


Diâmetro do pistão

107 mm


Cargo 816


TRANSMISSÃO


Relação de transmissão

1ª 5,78:1 2ª 2,73:1 3ª 1,63;1 4ª 1,00;1 5ª 0,77:1 ré 5,26;1 (não sinc.)


Marchas

05 (cinco) marchas à frente e 01 (uma) à ré


Acionamento

Manual Mecânica


Modelo

FSO-4505 C


Marca

Eaton


Cargo 816


EMBREAGEM


Tipo

Disco simples orgânico à seco, com platô acionado por mola diafragma


Acionamento

Hidráulico


Marca

Sachs


Cargo 816


EIXO TRASEIRO MOTRIZ


Redução (simples velocidade)

3,90:1


Modelo

480


Marca

Dana


Cargo 816


SUSPENSÃO DIANTEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas parabólicas


Tipo

Eixo rígido em aço forjado, com barra estabilizadora


Cargo 816


SUSPENSÃO TRASEIRA


Amortecedores

Telescópicos, hidráulicos de dupla ação


Molas

Feixe de molas semi-elípticas (principal) e parabólicas (auxiliar)


Tipo

Eixo rígido em aço estampado, com barra estabilizadora


Cargo 816


SISTEMA ELÉTRICO


Bateria

1 bateria / 12 V / 750 CCA / 100 AH


Alternador

14 V / 90 A


Sistema

12 V


Cargo 816


RODAS E PNEUS


Pneus (radiais sem câmara)

215 / 75R 17,5


Medidas

17,5" x 6,0"


Rodas

Aço estampado


Cargo 816


FREIOS


Área efetiva de frenagem

2.242,4 cm³


Freio motor

Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento, com acionamento eletropneumático


De estacionamento

A ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras


De serviço

A ar, tipo "S" Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor e ABS/ ASR/ EBD.


Cargo 816


DIREÇÃO


Tipo

Hidráulica, com esferas recirculantes


Marca / Modelo

ZF 8090


Cargo 816


DESEMPENHO DO VEÍCULO (CÁLCULO TEÓRICO)


Partida em rampa (%) (Com PBT)

29%


Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT)

38%


Velocidade máxima em PBT

108 km/h


Relação de redução do eixo traseiro

3,90:1


Cargo 816


PESOS EM ORDEM DE MARCHA


Total

3.140 kg / 3.170 kg / 3.190 kg


Eixo traseiro

1.000 kg / 1.005 Kg / 1.010 kg


Eixo dianteiro

2.140 kg / 2.165 kg / 2.180 kg


Cargo 816


PESOS - LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO


Capacidade máxima de tração (CMT)

11.000 kg


Carga útil + Carroceria

5.110 kg / 5.080 kg / 5.060 kg


Peso Bruto Total (PBT) - Homologado

8.250 kg


Eixo traseiro

5.250 kg


Eixo dianteiro

3.000 kg


Total admissível

8.250 kg


Cargo 816


VOLUMES DE ABASTECIMENTO


Óleo do motor com filtro

13,0 l


Reservatório de Arla 32

25,0 l


Tanque de combustível

150,0 l


Cargo 816


DIMENSÕES


Bitola dianteira

1880 mm


Diâmetro de giro

13,39 / 15,58 / 17,82


Bitola traseira

1670 mm


Largura máxima

2198 mm


Largura externa chassi

865 mm


Altura aba superior longarina à cabine basculada

2190 mm


Altura aba superior longarina à cabine

1780 mm


Altura aba superior longarina ao solo

750 mm


Plataforma de carga

4220 mm / 5090 mm / 5490 mm


Distância entre-eixos (1º ao 2º)

3300 mm / 3900 mm / 4300 mm


Distância carroceria ao eixo dianteiro

650 mm


Comprimento total

6140 mm / 7010 mm / 7410 mm


Balanço traseiro

1570 mm / 1840 mm / 1840 mm


Balanço dianteiro

1267 mm


Cargo 816


LONGARINA


Espessura da chapa

6,4 mm


Largura externa da aba

70,9 mm


Altura externa do perfil

186 mm


Material

-


Cargo 816


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